27/09/19 às 14h19 - Atualizado em 1/04/25 às 15h53
: : Perguntas Frequentes – SERINTER
1) A Secretaria de Relações Internacionais (SERINTER) possui programas e projetos?
A SERINTER atua em programas do Governo do Distrito Federal que possuem vertente internacional.
Há programas e projetos promovidos pelo Escritório em parceria com outras do GDF, como:
– Programa Embaixada de Portas Abertas (PEPA), que tem o objetivo de estreitar o relacionamento entre as representações diplomáticas, os organismos internacionais sediados em Brasília e as escolas do DF, sobretudo aquelas em áreas de vulnerabilidade social.
– Programa Escola Intercultural Bilíngue, que capacita professores da rede pública e estabelece o ensino em dois idiomas.
– Programas de capacitação de servidores públicos em suas áreas de atuação e em diferentes idiomas, por meio de Protocolo de Intenções com instituições de ensino e da adesão em redes de cidades.
– Projetos de oficinas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tendo estudantes, professores e as comunidades locais como público-alvo.
2) Quais os benefícios da SERINTER para a sociedade?
A SERINTER, por meio de sua atuação, objetiva aumentar a qualidade de vida e reduzir a desigualdade social, conquistar a confiança da população no estado e tornar Brasília um modelo de cidade sustentável e inteligente.
A SERINTER age de forma a proporcionar a integração dos organismos internacionais com os demais órgãos e com a população do Distrito Federal, por meio de parcerias, projetos e programas que possam impactar a vida dos cidadãos.
São verificados benefícios diretos, por exemplo, em escolas da rede pública, que são contempladas pelo Programa Embaixada de Portas Abertas, que ao final da imersão cultural podem despertar o interesse em aprofundar conhecimentos adquiridos na visita e difundir o aprendizado para outros alunos da rede pública.
Ao ingressar em feiras e eventos de cunho internacional, por meio das Redes de Cidades, a SERINTER pode trazer para Brasília, por meio da troca de experiências e boas-práticas, o know-how em áreas diversas para o enfrentamento de entraves comuns às várias cidades partícipes dessas Redes. Soluções inovadoras para as áreas de mobilidade urbana; resíduos sólidos; gestão hospitalar; tráfego urbano; tratamento de água e esgoto; entre outros são constantemente buscados pela SERINTER, que impactam positivamente a população do Distrito Federal ao serem implantadas.
3) Como minha escola pode participar do Programa Embaixadas de Portas Abertas (PEPA)?
O PEPA é uma parceria entre a Secretaria de Relações Internacionais (SERINTER), a Secretaria de Educação (SEEDF) e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB). A participação das escolas é intermediada pelas regionais de ensino e pela SUBEB/SEEDF, que selecionam, a cada ciclo, uma escola por regional, dando preferência àquelas que se encontram em regiões de vulnerabilidade.
4) Quais são as principais informações sobre o passaporte Oficial e Diplomático?
As orientações para o requerimento dos passaportes poderão ser encontradas no site http://formulario-autoridades.serpro.gov.br.A Secretaria de Relações Internacionais tem um importante papel no requerimento para obtenção dos passaportes Oficial e Diplomático. Após o preenchimento do formulário no link http://formulario-autoridades.serpro.gov.br e a entrega dos documentos de suporte, a SERINTER intermedia a entrega dos documentos e solicita a confecção dos referidos passaportes no Itamaraty.
5) Onde encontro informações sobre os serviços para brasileiros no exterior e estrangeiros no Brasil?
6) O que é a CTI – Cooperação Técnica Internacional?
A Cooperação Técnica Internacional – CTI é um importante instrumento de desenvolvimento, que visa a auxiliar um país a promover mudanças estruturais nos campos social e econômico, incluindo a atuação do Estado, por meio de ações de fortalecimento institucional.
A cooperação técnica internacional é parte fundamental da atuação internacional do Governo do Distrito Federal. Além das embaixadas dos países, mais de 30 representações de organismos internacionais estão localizadas em Brasília assim como as Agências de Cooperação Internacional dos Estados que mantêm relações diplomáticas com o Brasil, fazendo com que este seja um ambiente extremamente favorável para o desenvolvimento de CTI.
7) Quantas e quais são as representações diplomáticas, organismos internacionais e agências internacionais presentes no Distrito Federal?
A Capital do Brasil abriga mais de 130 embaixadas, o que a coloca entre as 10 principais capitais da diplomacia mundial, além de vários organismos internacionais, agências de cooperação, instituições financeiras, institutos de idiomas e escolas estrangeiras. Para saber mais, acesse o site https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/cerimonial/organismos-internacionais
8) O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS?
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. São eles:
ODS #1 – Erradicação da Pobreza
ODS #2 – Fome zero e Agricultura Sustentável
ODS #3 – Saúde e Bem-estar
ODS #4 – Educação de qualidade
ODS #5 – Igualdade de gênero
ODS #6 – Água potável e saneamento
ODS #7 – Energia limpa e acessível
ODS #8 – Trabalho descente e Crescimento Econômico